O que você seria capaz de fazer para realizar um sonho de infância? O jovem Pedro Lucas Vieira Valença, de 19 anos, enfrentou o tratamento de uma leucemia e nunca desistiu de alcançar seu objetivo: estudar medicina. E em meio a internações, quimioterapias, comorbidades, Pedro conseguiu terminar o Fundamental na escola Ivete Santana Drumond de Aguiar e Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello, no Frade (região serrana de Macaé), onde sempre viveu. Ele concluiu o ensino Médio no Colégio de Aplicação da Prefeitura (CAp) e estudou sozinho até conquistar uma bolsa de 100% para cursar o tão desejado curso na Universidade Ribeirão Preto, campus Guarujá, São Paulo.
Exemplo de superação e inspiração, Pedro contou um pouco de sua história que enche de orgulho, não só seus familiares e amigos, mas a todo município. Ainda no primeiro semestre da faculdade, ele já sabe bem em qual especialidade pretende atuar: oncologia. Tanto a aprovação quanto à bolsa foram consideradas um belo presente. A notícia veio quando comemorava seis meses de tratamento no hospital.
"Assim como um dia eu fui paciente, agora pretendo estar do outro lado da mesa, como um profissional de saúde. Assim como, um dia, eu fui acolhido em um tratamento por meio de um profissional, eu vou ser esse especialista que vai ofertar os cuidados a quem precisar", garante Pedro.
O menino que sempre viveu em Macaé e estudou em escolas públicas conta que o sonho de cursar medicina surgiu na infância. "Nunca pensei em estudar outra coisa que não fosse medicina. E o meu elo foi reforçado por estar frequentemente em unidades de saúde, pois estive muitas vezes internado. Tinha problemas renais e depois tive um câncer. Isso me fez ter ainda mais afeição pela profissão", explica.
1 comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.