Contador de visitas
Sexta, 20 de Maio de 2022 18:28
22 981187191
Geral VALE ENCANTADO

Urbanização da Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado começa na próxima semana

Moradores aguardam esta obra a mais de uma década

14/04/2022 12h14
43
Por: Redação Fonte: Prefeitura Municipal de Macaé
Urbanização da Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado começa na próxima semana

As obras de urbanização dos bairros Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado vão começar na próxima semana. Nesta quarta-feira (13), a Ordem de Serviço foi encaminhada às empresas consorciadas para execução do projeto. O prefeito Welberth Rezende apresentou a proposta à comunidade na noite de terça-feira (12), em reunião no Colégio Municipal Professora Maria Leticia Santos Carvalho.

A primeira etapa das obras, no valor de R$ 28.469.761,11, tem cerca de 4 km por toda a área da Granja dos Cavaleiros e parte do Vale Encantado. O cronograma dos trabalhos apresenta 18 meses para a sua conclusão. A segunda fase, relativa ao restante do Vale Encantado, será licitada para início logo após a conclusão da primeira. O estudo para a etapa seguinte já está em andamento.

O projeto de infraestrutura prevê a execução do sistema de drenagem e pavimentação de ruas e calçadas, visando a acessibilidade. As intervenções acontecerão na Alameda do Bosque, na Alameda da Pitanga, na Alameda da Concha, na Alameda das Palmeiras, na Estrada Luiz Carlos Gomes de Almeida, na Alameda Ipê, na Alameda Marinildo Amado da Silva e em parte da Avenida Industrial Silvino Frota.

O prefeito informou que o processo licitatório foi aditivado em 25% de obras para ampliar a área atendida. "Conhecemos as dificuldades dos moradores, especialmente em dias de chuva. E também sabemos dos percalços que as obras podem causar no dia a dia das pessoas, mas ela foi muito esperada por todos nós. Esta é uma área de interesse ambiental, por isso serão utilizados paralelos, mais caros que asfalto, para que haja maior permeabilidade. As obras já começam na semana que vem", anunciou.

"Fizemos um estudo da área de influência de acordo com a topografia para cálculo das tubulações e galerias. Vai funcionar", frisou o Secretário de Infraestrutura, Santiago Borges.

Também o Secretário Adjunto de Obras, Felipe Pereira, ressaltou a importância da drenagem no projeto. "Esta obra é demandada pela população deste bairros há anos. Aqui, precisamos nos preocupar para onde levar as águas das chuvas, devido aos alagamentos por não ter por onde as águas escoarem. Estas obras virão para acabar definitivamente com estes problemas", afirmou.

A arquiteta da Secretaria de Obras, Alessandra Aguiar, explicou à comunidade presente à reunião que a primeira etapa da obra atenderá a área com maior população e que corresponde a área mais baixa da Granja dos Cavaleiros. "Há três bacias de drenagem de águas de chuva nestas áreas. O escoamento da primeira área será no Canal do Capote. O receptor da segunda área será a lagoa do Vale Encantado que também deságua no Capote", completou.

A Prefeitura ainda instalará tubulações para rede de água, para posteriormente a concessionária Cedae fazer as ligações residenciais. Também a concessionária BRK está em fase de conclusão da rede de esgotamento sanitário da Granja dos Cavaleiros e do Vale Encantado.

Expectativa de mais qualidade de vida

"Estamos há mais de 15 anos aguardando esta obra. É um momento muito feliz para todos os moradores. Devido à pandemia perdemos pessoas que lutaram por esta urbanização. Mas estamos aqui, hoje, satisfeitos por estas obras", disse o presidente da Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado, Samuel Primo.

"Nós, moradores, sofremos muito quando chove. Os ônibus não conseguem entrar no bairro e, por isso, temos que seguir a pé na lama. Assim, esta obra tem grande importância para os moradores. E também porque o bairro, que é muito bonito, poderá vir a ser visitado para lazer. Vai nos proporcionar uma melhor qualidade de vida", destacou a moradora da Granja dos Cavaleiros há 12 anos, Ana da Silva Tavares.

Após as explanações da equipe da Secretaria de Infraestrutura, os presentes puderam tirar as suas dúvidas sobre as ações.

Também estiveram presentes o Secretário de Relações Institucionais, Tito Simões; o Secretário de Esportes, Marvel Maillet; o Secretário de Cultura, Leandro Mussi; o Secretário de Comunicação, Edie Lameu; a Assistente Social da Secretaria de Obras, Samanta Fragoso; e os vereadores Luciano Diniz e Rond Macaé, entre outras autoridades.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra de Macaé - RJ
Atualizado às 18h14 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

20° Sensação
16.4 km/h Vento
62.5% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol e Chuva
Domingo (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias